quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Educação física X Violência


Estudante chora ao sair de escola em Memphis, no Tennessee. Uma discussão que teria começado fora do prédio acabou em uma aula de educação física quando um estudante deu dois tiros, um na nuca e outro no peito, de um colega.

Essa notícia poderia ser aqui mesmo no nosso "quintal", a violência nas escolas não é uma exclusividade brasileira.

Resolvi pesquisar um pouco a respeito, para meu desapontamento pude constatar que a violência invadiu a muito tempo o meio educacional como um todo, não apenas a educação física.



Ao folhear o livro de Kátia Pedreira Dias, Educação Física X Violência, oque era uma sensação tornou-se uma verdade. Não é necessário grandes deficiências socio econômicas para que haja violência.


O fato de estarmos tão próximos fisicamente do colega durante as aulas gera atritos com raízes muito mais profundas do que um jogo, disputa esportiva ou mero desentendimento, infelismente a degradação social e a insensibilidade do jovem atual gera com mais frequência essas manchetes diárias.


Estamos chegando ao extremo de ao ingressar na área educacional teremos de obrigatoriamente fazer um seguro de vida, devido a alto insalubridade profissional.


Assim já o fazem profissionais da área da saúde, afinal o risco tornou-se eminente.