terça-feira, 23 de março de 2010

PÓLO AQUÁTICO


Em jogo emocionante, a seleção masculina de polo aquático empatou com a Colômbia em 12 a 12, nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, nesta segunda-feira. O Brasil lutará pelo primeiro lugar da fase inicial na partida contra a Argentina.
Satiro Sodre/CBDA
Felipe Silva tenta desarmar o adversário
- Nós estamos com alguns jogadores jovens e leves, enquanto a Colômbia tem jogadores pesados e que jogam forte, mas foi bom o empate, pois só dependemos de nós – concluiu Bruno Nolasco, que sofreu com a forte marcação colombiana, saindo do jogo machucado no rosto.

PÓLO AQUÁTICO - REGRAS BÁSICAS
http://static.hsw.com.br/gif/polo-aquatico-jogos-olimpicos-2.jpg

Jogo - Uma partida tem 4 períodos de 7 minutos cada. Em qualquer paralisação, o cronômetro será parado, a exemplo do basquete. Cada equipe tem 35 segundos de posse de bola a cada ataque. Haverá um intervalo de 2 minutos entre os períodos (na Liga Mundial, 3 minutos).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjijLJz589EMqSYydxIU6HaTI_o6SDno622QNy4lFwuGnwe9rr7_2m9aPfeN4s9zFkFtsbLznYHeTlt4eizJMlrLB9VC1mzya04TxzsLVteQi62ZjbGDpdOSPv8Wq2uYqTP1xQLc6HMqew/s320/polo+aquatico.jpg

Obs: A Liga Mundial está utilizando regras próprias, com cada período tendo 9 minutos de duração. E o intervalo do 2º para o 3º período, que caracteriza a metade do jogo, tendo um espaço de tempo maior - 10 minutos - para ser utilizado em atrações para o público, como por exemplo, uma exibição de nado sincronizado ou saltos ornamentais.

Pontuação na Liga Mundial - Vitórias valem 3 pontos e derrotas, 1. Se houver empate, a partida será decidida na disputa de penaltis (5 para cada equipe) e penaltis alternados caso a igualdade permaneça.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxVqv9xtXU1b90W26LecgN9tZceca0DW3GWIoivRhJvqiQwdKxwRtZmfkxdkMvh7So8Kr4wYFhTL25rXf5lruzlD6_NaGE3-hOH1Znixrbtmon2gEkhfBwjvJVpvfrQknRSGnSLoPq1FWO/s400/P%C3%B3lo+Aqu%C3%A1tico.jpg

Times - Cada equipe terá 7 jogadores, um dos quais será o goleiro que deverá utilizar touca vermelha. No máximo haverá 6 jogadores no banco por equipe, totalizando 13 atletas aptos a jogar por cada agremiação. Os jogadores têm que estar com uma touca numerada na cabeça, sendo a do goleiro a de nº 1. As outras estarão numeradas de 2 a 13. Cada time tem direito a 2 pedidos de tempo por jogo - sempre quando tiver posse de bola - e + 1 se houver prorrogação.

Oficiais - Cada partida terá 2 árbitros, 2 juízes de gol (bandeirinhas), cada qual com uma bandeira branca e outra vermelha; e ainda 2 cronometristas e 2 secretários da partida que ficam na mesa de controle para marcar tempo de jogo; de posse de bola de cada equipe; tempo de exclusão temporária de jogadores; sinalização por apito do fim de cada período; registros da partida como os autores dos gols, etc.

Obs: A sinalização por apito do fim do período pelo cronometrista será válida de imediato, com exceção na marcação simultânea de um pênalti pelo árbitro do jogo, onde o tiro terá que ser cobrado, ou no caso da bola estar em vôo e cruzar a linha de gol, o que validará o gol.

Piscina - Um jogo de pólo aquático pode ser disputado num campo de comprimento de 20 a 30 metros e de largura de 10 a 20 metros. A profundidade mínima é de 1,80m, mas o recomendável são 2 metros. Em partida da FINA (Federação Internacional de Natação), caso da Liga Mundial, o campo sempre terá a medida máxima (30m x 20m x 2m). As balizas tem 3 metros entre uma trave e outra com 90cm de altura da borda inferior da trave à linha da água.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natacao/imagens/natacao-3.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natacao/imagens/natacao-1.jpg
Federações e Confederações

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de pólo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

http://bolacheia.com.br/wp-content/uploads/2009/06/polo-aquatico-esporte-e-no-pedala-300x212.jpg
Campeonatos

A competição de pólo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Pólo Aquático. O pólo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.

Potências do Pólo Aquático

Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino).

Nenhum comentário: