terça-feira, 14 de setembro de 2010

Musculação na terceira idade

Durante 12 semanas, um grupo de pesquisadores do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, observou os efeitos da musculação em 30 indivíduos com mais de 60 anos.

Na terceira idade, revela o estudo, os exercícios de fortalecimento muscular contribuem para reduzir o número de quedas e auxiliam em diferentes atividades do cotidiano, pois retardam o envelhecimento dos membros inferiores.

http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/perda_muscular_natural_da_terceira_idade.jpg

Quando uma pessoa envelhece, sua capacidade de transmitir impulsos nervosos do cérebro para os músculos diminui.

"Isso faz com que o músculo perca a capacidade contrátil, levando à perda de massa muscular", explica André Rodacki, um dos coordenadores do estudo e especialista em biomecânica.

A diminuição de massa muscular faz com que o idoso, sem força, fique vulnerável a quedas. A pesquisa mostrou que essa redução pode ser retardada com o auxílio da musculação. Segundo Rodacki, o risco de quedas é um problema sério na terceira idade.

"Com o envelhecimento, tais acidentes são um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo", afirma.

http://www.floripanews.com.br/system/fotosArtigosColunistas/D20081122_H223530_ID.jpg

Além de causar prejuízos ao sistema de saúde, ao cair um idoso pode comprometer sua locomoção ou mesmo morrer em virtude das complicações decorrentes do acidente, como embolia e infecção hospitalar.

Os exercícios prescritos pela equipe durante o projeto foram realizados três vezes por semana e envolveram atividades de agachamento, fortalecimento dos músculos adutores (das coxas) e séries feitas no equipamento conhecido como leg press (em que certa quantidade de peso é empurrada pela perna), entre outros.

Mas, segundo Rodacki, caso o idoso não tenha condições de fazer musculação com essa frequência, ele poderá praticá-la duas vezes por semana, complementando-a com outra atividade física, como hidroginástica, caminhada ou dança de salão.